OS 4 ANOS DA FOLHA DE ARACATI PDF Imprimir E-mail

No dia 29 de outubro, o jornal Folha de Aracati completou 4 anos de muita informação no munícipio de Aracati. E para comemorar, realizamos uma grande ação social na praça da Comunicação, em parceria com a FVJ, onde lá atendemos pessoas carentes que nos procuraram para cortar cabelo, medir pressão e fazer teste de glicemia, entre outras.

Tem-se tornado um hábito a Folha desenvolver estas ações. Somos um jornal que procura deixar sua marca, seu legado ao município, pois servir à comunidade em que atua são os propósitos da Folha de Aracati.

Num passado não muito distante, também deixamos nossa contribuição nas praias de Aracati, quando lançamos o projeto Praia Limpa, em parceria com o Clube dos Desbravadores. Deixamos nossa contribuição ao hospital Santa Luiza de Marilac, quando nos dispomos a fazer uma campanha com o objetivo arrecadar fundos para a reforma daquele hospital. Deixamos nossa marca, ao lançarmos a campanha Aracati sem fome e Aracati contra a dengue, onde distribuímos milhares de panfletos pela cidade alertando as pessoas sobre como evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Eu poderia estar aqui falando sobre vários outros assuntos, de cunho social, que a Folha teve o prazer de se engajar. Mas quero agradecer a Deus por mais um ano de vida, num momento muito difícil para todos. Muitos não imaginavam que iríamos tão longe, mas já estamos chegando a edição 100.

Muitos não imaginávamos que passaríamos da 5ª edição. Mas hoje, segundo o historiador Antero Pereira, já somos o segundo jornal em longevidade, com 4 anos, só perdendo para o jornal O Jaguaribe, que durou de 1930 até 1960 e era de cunho político.

Mas fazer jornal sem apoio, senhores vereadores, não é fácil. Hoje estamos tendo o prazer e a honra de manter uma tradição em Aracati. De levar o nome do nosso município mais longe. A Folha já é bastante conhecida e tudo ou quase tudo que falamos repercute muito forte além das nossas fronteiras. Somos seguidos no facebook por quase 22 mil pessoas, portanto sabemos muito bem em que solo pisamos.

Não somos um jornal político, como o Jaguaribe. Até aqui temos sido independente, porque as pessoas gostam e valorizam o nosso trabalho. Mas para esta independência continuar, precisamos de parcerias.

Por isso, para continuar nossa luta em retratar a história presente do Aracati, porque o que a Folha faz é justamente isso, precisamos de apoio.

Ao mesmo tempo também, quero agradecer aqui ao presidente Fábio Bravo pela parceria da Câmara com o nosso jornal. Esperamos poder continuar na próxima gestão, ano que vem. Mas saibam que, como já fizemos em outras oportunidades, independente de ter parceria ou não com a Câmara, estaremos aqui, sentados, prestando atenção aos trabalhos de vossas excelências. Porque aqui tem informação, e toda jornalista ou veículo de comunicação da cidade deveria comparecer aqui para se informar melhor. Exatamente como a Folha fez ao longo desses quatro anos. Somos, hoje, o único veículo que acompanha as sessões, o que é lamentável para levar a informação para a sociedade. Mas, enfim, espero que este quadro mude. Nós, independentemente de qualquer coisa, estaremos aqui o ano que vem, afinal, precisamos de notícias. Afinal, a Folha é o jornal que todo mundo lê.

Muito obrigado.

(Discurso na integra do Sr. Roberto Oliveira, jornalista proprietário do Folha de Aracati)